'Demorei muito para conquistar minhas coisas', diz fotógrafo que perdeu tudo em incêndio em Porto Alegre
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio atinge prédio no Centro Histórico de Porto Alegre
Uma semana após um incêndio destruir o apartamento onde morava no Centro Histórico de Porto Alegre, o fotógrafo Guilherme Fernandes relata ter perdido todos os seus pertences, incluindo equipamentos de trabalho. Ele agora conta com uma campanha de arrecadação online, iniciada por sua família, para recomeçar.
Guilherme conta que estava em um churrasco com amigos no domingo (1º) quando recebeu uma ligação de Leonardo Farias, seu colega de apartamento.
"Ele estava em casa. E aí ele chamou, dizendo para eu ir e que estava tudo pegando fogo lá", relata Guilherme sobre o telefonema.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Imediatamente, ele deixou o local e foi para o apartamento. No entanto, ao chegar, não pôde fazer nada. "Quando eu cheguei, já tinha bombeiros, polícia. Os prédios já tinham sido evacuados, mas ele [o apartamento] ainda estava pegando fogo. Não deu tempo de tirar nada", conta.
Leonardo estava tomando banho no momento em que o fogo começou. Segundo Guilherme, o amigo ouviu um estalo forte e, ao verificar, viu que o escritório já estava em chamas. "Ele só conseguiu sair. Os vizinhos foram tentar ajudar, porque ele estava em estado de choque", detalha. O gato do trio, que estava no imóvel, foi resgatado posteriormente pelos bombeiros.
Como autônomo, Guilherme lamenta a perda de todo o seu material de trabalho.
"Perdi todos os meus equipamentos. Tinha câmeras digitais, câmeras analógicas, computadores, microfones, iPad, HDs", lista. "Demorei muito para conquistar minhas coisas. É meio doloroso pensar, contabilizar tudo isso".
Diante da perda, a família de Guilherme tomou a iniciativa de criar uma vaquinha online. Segundo ele, o valor arrecadado será dividido entre os três moradores do apartamento para que possam "se erguer de alguma maneira".
O incêndio consumiu totalmente o apartamento de Guilherme e atingiu parcialmente outro imóvel no mesmo andar. Quatro pessoas precisaram de atendimento médico por inalação de fumaça. As causas do fogo são investigadas pela Polícia Civil.
Incêndio atinge prédio no Centro Histórico de Porto Alegre; 4 pessoas inalaram fumaça e precisaram de atendimento médico
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS